Reunião da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ é realizada em Vinhedo

Evento reuniu especialistas para discutir educação ambiental e gestão de recursos hídricos

Reunião debateu projetos voltados à educação ambiental e à gestão sustentável dos recursos hídricos
Foto: Foto: Prefeitura de Vinhedo/ Divulgação
Reunião debateu projetos voltados à educação ambiental e à gestão sustentável dos recursos hídricos

O Centro de Educação Profissional de Vinhedo ( Ceprovi ) foi palco, na última terça-feira (3), da 128ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês de Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). O encontro trouxe especialistas e representantes de diversas instituições para debater projetos voltados à educação ambiental e à gestão sustentável dos recursos hídricos .

Entre os temas apresentados, destacaram-se as iniciativas de educação ambiental realizadas em Vinhedo. A Secretaria de Educação e a Sanebavi detalharam suas ações formais, enquanto a Secretaria de Planejamento Ambiental abordou projetos complementares. Também foi apresentada a "Plataforma de Monitoramento e Avaliação do Plano de Bacias dos Rios PCJ", projeto da FAPESP que busca otimizar o planejamento das bacias hidrográficas.

Outro momento marcante foi a exibição do vídeo finalista do Prêmio Gota d’Água 2024, criado por alunos do 6º ano do Clube de Educação Socioambiental Plantinhas, da EM CIC “Eduardo Von Zuben”. A educadora ambiental Rosângela Grigolleto, responsável pelo trabalho, destacou a relevância dos Comitês PCJ como espaços de aprendizado e troca de experiências.



Nomeação de nova representante

Durante o evento, Rosângela também foi nomeada representante titular da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) pelas bacias PCJ, reafirmando o protagonismo de Vinhedo em ações de educação ambiental.

Estiveram presentes no encontro o Secretário Municipal de Educação, Rogério Levy Machado, o Secretário Municipal de Planejamento Ambiental, José Carlos Bellussi Junior, e a educadora ambiental Ana Paula Saraiva, da Sanebavi.