Revisão do Plano Diretor de Vinhedo terá oficinas participativas para moradores em 2025

Para facilitar a adesão da população e garantir um diálogo mais proveitoso as oficinas serão divididas por regiões

Revisão terá oficinas com participação popular
Foto: Imagem: Reprodução/ Divulgação
Revisão terá oficinas com participação popular

Em 2025, a Prefeitura de Vinhedo dará início à revisão do Plano Diretor do município, em parceria com a empresa Geo Brasilis, contratada para prestar apoio técnico ao processo. Para envolver a população , serão realizadas oficinas temáticas abertas, com datas a definir, distribuídas por regiões para facilitar a participação dos moradores e estimular o diálogo sobre o futuro da cidade.

O Plano Diretor é uma lei que orienta o crescimento municipal, sendo obrigatório e revisado a cada dez anos conforme o Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/01), que o define como o “instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana.” Em Vinhedo, o plano atual foi aprovado em 2007 (Lei Complementar nº 66/2007).

Informações sobre o plano vigente

Para ampliar a transparência, a Prefeitura disponibiliza em seu site uma página dedicada ao Plano Diretor , com informações sobre o plano vigente e o diagnóstico inicial do município. Esse diagnóstico é um passo essencial para que gestores e população compreendam a situação da cidade e possam contribuir para a formulação de um novo plano.


Além disso, foi publicada no Diário Oficial Eletrônico desta terça-feira (12) a criação da Comissão Participativa da Sociedade Civil, com 15 membros nomeados para acompanhar o processo de revisão, representando a sociedade civil e o setor produtivo.