Rotas Afro chega a Vinhedo com roteiro sobre protagonismo negro

Projeto lança Mapa da Cultura Negra com apoio da Prefeitura e distribui material para valorizar a história afro-brasileira

Rotas Afro busca contar histórias da presença negra em cidades do interior paulista
Foto: Foto: Rotas Afro/ Divulgação
Rotas Afro busca contar histórias da presença negra em cidades do interior paulista

O projeto Rotas Afro realiza, no dia 17 de novembro, às 9h, pela primeira vez em Vinhedo , um roteiro turístico sobre a cultura negra local, aberto ao público e com distribuição gratuita do Mapa da Cultura Negra . O evento acontece na Praça Aurora Sudário e será conduzido por Júlia Madeira, fundadora do Rotas Afro e Guilherme Oliveira, historiador, mestrando em História da África, ator e anfitrião das experiências do Rotas Afro.

O Rotas Afro, fundado em 2019, busca contar histórias da presença negra em cidades do interior paulista como Piracicaba, Campinas e Rio Claro, e agora em Vinhedo, integrante do Circuito das Frutas. O roteiro percorre a Praça Aurora Sudário — onde uma placa homenageia a matriarca do Samba de Bumbo —, a Rua do Café e a Rua Zumbi dos Palmares, retornando ao ponto inicial. O passeio terá duração aproximada de duas horas.

Julia Madeira, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e coletivos culturais de Vinhedo, desenvolveu o Mapa da Cultura Negra, que será distribuído em escolas públicas, com apoio das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que determinam a inclusão das culturas afro-brasileira e indígena no ensino. "Com o Mapa da Cultura Negra de Vinhedo, destacamos a presença afro-brasileira em locais muitas vezes negligenciados", explica Julia.


Turisticamente conhecida como integrante do Circuito das Frutas, Vinhedo recebe o roteiro turístico focado no protagonismo histórico e cultural de personalidades negras da cidade. “Relembrar esse protagonismo é reconhecer e valorizar indivíduos fundamentais para a formação de Vinhedo, desde os tempos de Rocinha até a atualidade”, esclarece Julia.

Conteúdo dos mapas e acessibilidade

O mapa contará com QR Codes que levam a arquivos de audiodescrição, ampliando a acessibilidade aos pontos históricos e culturais da cidade. As atividades são gratuitas, e o atendimento para mais informações é feito pelo WhatsApp (19) 98103-9497 ou por e-mail no endereço rotasafro@gmail.com.

Serviço
Rotas Afro Vinhedo - Distribuição do Mapa da Cultura Negra
Data: 17 de novembro, domingo, às 9h
Local: Praça Aurora Sudário
Contato : @rotasafro no Instagram, LinkedIn e Facebook