
A construção do novo reservatório de água tratada no Jardim Florido, em Vinhedo , com capacidade para 1,3 milhão de litros, deu mais um passo na quinta-feira (7), com a concretagem da base da estrutura. O projeto visa melhorar o armazenamento e a distribuição de água na região da Capela, elevando a capacidade total do sistema local para 3,34 milhões de litros.

Após o período de cura do cimento, a próxima fase será a instalação das chapas de aço vitrificado, material escolhido pela resistência e durabilidade. Hoje, o conjunto de reservação do Jardim Florido conta com três reservatórios: um de 1 milhão de litros, outro de 880 mil litros e um conjunto de reservatórios elevados com capacidade de 160 mil litros. Com o novo tanque, a região ganha maior autonomia hídrica, aumentando capacidade total de armazenamento de água tratada para 3.340.000 litros.
Autonomia no abastecimento
Segundo Gabriel Carvalho, diretor da Estação de Tratamento de Água da Sanebavi, o aumento da capacidade de armazenamento trará mais segurança no abastecimento. “A região passará a contar com uma autonomia de abastecimento de mais de 18 horas, o que melhora a garantia de fornecimento de água”, afirma.
O reservatório terá cobertura em domus de alumínio, similar às estruturas entregues nos bairros Mirante e Observatório no início deste ano. A obra, realizada em parceria entre a Prefeitura de Vinhedo e a Sanebavi, tem previsão de conclusão para o início de 2025.