
O projeto Vinhedo Sangue Bom , em parceria com o Hemocentro da Unicamp , Lions International de Vinhedo, Drogarias Maestra, Ophicinales e apoio da Prefeitura de Vinhedo , promoveu nesta sexta-feira (8) uma nova campanha de doação de sangue . A coleta aconteceu na Comunidade Vinhedo, na Avenida dos Pinheiros, Vila Santana, das 8h30 às 12h, e visou atender pacientes que necessitam de transfusões.
A campanha tem como objetivo apoiar o tratamento de pacientes que necessitam de transfusões de sangue. Os doadores se inscreveram previamente para agendar horário, evitando aglomerações. Entre os requisitos, era necessário apresentar documento com foto, como RG ou CNH, além de informar o endereço completo de residência.

O doador Vitor Meneghesso, de 31 anos, que já participou de outras campanhas, foi avisado pelo WhatsApp do Hemocentro. “Essa é a quarta vez que eu doo sangue, é uma campanha de extrema importância, a gente doar um pouquinho do nosso sangue para quem precisa bastante. Na minha opinião é uma atitude bem nobre e que poderia ter mais gente doando”, afirmou.
Em conversa com o Portal iG Vinhedo, Vitor também destacou a simplicidade do processo: “É uma coisa bem simples, é rapidinho, a gente chega aqui, faz o cadastro, faz a entrevista, o pessoal trata a gente super bem, vai nos guiando, nos informando o tempo todo. Essa doação não faz diferença pro nosso corpo, depois que acaba, come um pouquinho, uma fruta ou um lanche que eles servem e segue sua vida tranquilamente.”
Balanço após campanha Vinhedo Sangue Bom
Segundo o Hemocentro da Unicamp, foram inscritos 107 candidatos: 85 doadores qualificados, 20 inaptos e 3 desistentes, resultando na coleta de 85 bolsas de sangue – cada uma capaz de atender até quatro pessoas. A campanha também registrou 27 doadores pela primeira vez e 13 novos cadastros para doação de medula óssea.
Requisitos para doação de sangue
- Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas três horas anteriores;
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
- Estar em boas condições de saúde, entre 18 e 69 anos (a partir dos 16 com autorização dos responsáveis);
- Pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já o tiverem feito antes dos 60;
- Pesar acima de 50 kg;
- Não ter realizado cirurgia de grande porte nos últimos seis meses ou de pequeno porte nos últimos três meses;
- Homens podem doar até quatro vezes por ano e mulheres até três, respeitando intervalo de dois meses para homens e três meses para mulheres entre as doações.
- Quem tiver tido febre ou sintomas gripais nos últimos 14 dias deve adiar a doação.