Os vereadores de Vinhedo aprovaram nesta segunda-feira, 21 de outubro a criação do Dia Municipal da Luta Contra as Mudanças Climáticas . Através do Projeto de Lei 144/2002 , fica instituído que a data será fará parte do calendário oficial do município e será celebrada no dia 20 de setembro . Foram 11 votos a favor e nenhum contrário.
O dia 20 de setembro foi marcado pela realização da primeira Greve Global pelo Clima, em 2019, e ocorreram em 4 500 locais em mais de 150 países, incluindo o Brasil. De acordo com o projeto, sua entrada no calendário oficial do município é uma oportunidade de ampliar o debate público sobre crise climática.
O processo reuniu vereadores de diversos partidos e reforça a relevância da cooperação multilateral para o avanço da agenda climática, com destaque para a importância do diálogo contínuo entre os poderes Legislativo, Executivo e a sociedade civil sobre a necessidade de ações de adaptação e mitigação para lutar contra a alteração global do clima.
Efeitos da mudança climática
Os efeitos são sentidos cada vez mais por todo o planeta, afeta o cotidiano das populações. Mudanças no regime das chuvas, intensificação das secas, escassez de água, inundações, deslizamentos de terra, alterações de ecossistemas, redução da biodiversidade e perda de áreas férteis são alguns dos eventos causados pelas alterações climáticas.