Defesa Civil de Vinhedo finaliza relatório após tragédia com avião da Voepass
Foto: Pedro H. A. Lopes
Defesa Civil de Vinhedo finaliza relatório após tragédia com avião da Voepass

A Defesa Civil de Vinhedo divulgou na manhã desta quarta-feira, 16 de outubro, o relatório final sobre a  queda do avião da Voepass , no condomínio Residencial Recanto Florido, que causou a morte de  62 pessoas, na tarde de sexta-feira, 9 de agosto.

Após um estudo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o relatório informa que: a casa que foi “atingida” pela aeronave precisou ser interditada e teve a área da garagem destruída. Apesar da parede estar firme, ela ficou por muito tempo exposta ao fogo, o que não garante sua integridade. O telhado e sua estrutura sofreram danos consideráveis e, se não passarem pelos reparos necessários, pode haver infiltração. As áreas de churrasqueira e piscina foram mapeadas com grau baixo de risco de abalo estrutural, também precisando de reparo leve.

Avião pegou fogo após queda em condomínio residencial
Imagem: Aplicativo de mensagem
Avião pegou fogo após queda em condomínio residencial

Ou seja, a casa foi parcialmente destruída, necessita de um projeto reconstrutivo acompanhado de parecer técnico de especialistas. Também foi sugerido que a família sobrevivente e residente receba acompanhamento de uma equipe de psicologia para avaliação psicossocial e emocional.


Para a casa vizinha, que foi “afetada”, mas não atingida diretamente, a informação é que o imóvel não foi atingido diretamente pela queda do avião, mas recebeu estilhaços e labaredas. Essa é uma situação semelhante a outras residências próximas de onde o acidente aconteceu, e podem ser solucionadas com a manutenção adequada. Apesar disso, recomenda que os moradores fiquem atentos a sinais de afundamento do solo.

Contaminação do solo

Em relação ao risco de contaminação por conta do combustível do avião, que tem bastante presença de chumbo, a Defesa Civil solicitou para a secretaria de Planejamento Ambiental que faça uma análise da questão ambiental e, se for o caso, encaminhe para a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!