Santa Casa de Vinhedo encerra programação do Setembro Amarelo

10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Funcionários da Santa Casa de Vinhedo participam de Roda de Conversa durante Setembro Amarelo
Foto: Foto: Comunicação Santa Casa de Vinhedo
Funcionários da Santa Casa de Vinhedo participam de Roda de Conversa durante Setembro Amarelo

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio , mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo e foi colocada no calendário nacional em 2013, por Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP, Associação Brasileira de Psiquiatria .

O lema de 2024 é: “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas por todo o país. O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela OMS, Organização Mundial da Saúde, em 2019, mais de 700 mil suicídios são registrados em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

A Santa Casa de Vinhedo encerrou a programação de eventos internos do Setembro Amarelo. Juliana de Jesus, psicóloga do hospital, realizou uma Roda de Conversa com colaboradores de todos os turnos com o tema: “Acolher a Vida”.

Psicóloga Juliana de Jesus (dir.) realiza dinâmica durante Roda de Conversas
Foto: Foto: Comunicação Santa Casa de Vinhedo
Psicóloga Juliana de Jesus (dir.) realiza dinâmica durante Roda de Conversas

De acordo com a profissional “o boca a boca dos funcionários espalhou pela Santa Casa temas ligados à saúde emocional e que estamos acolhendo os colaboradores para que falem mais sobre si mesmos, o que foi muito bom, as pessoas se mostraram mais receptivas, compartilhando seus problemas pessoais e profissionais”.

A Roda de Conversa não ficou apenas na conversa. Dinâmicas foram feitas por Juliana a colaboradores e equipes de estagiários que participaram dos eventos. A ideia era tratar de questões ligadas a obstáculos e ferramentas na busca das coisas importantes da vida de cada um.  “Os efeitos disso devem ser mais perceptíveis a médio e longo prazo, porém, pelo que conversei com as supervisoras, as pessoas gostaram de extravasar e de admitir que estão buscando caminhos para superar suas aflições”, emendou a psicóloga.

O Provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini disse que o trabalho da psicóloga tem ajudado no acolhimento dos colaboradores, auxiliando no fortalecimento emocional, seja no ambiente de trabalhos quanto no convívio familiar. 


Prevenção ao suicídio

É dever de todos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. 

Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, ela pensa constantemente sobre o suicídio, é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave.

É importante que as pessoas próximas saibam identificar os pensamentos suicidas e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.