Vinhedo aumenta captação água do rio Capivari

O objetivo é amenizar os problemas causados pela escassez hídrica

Homem trabalha em nova adutora do Rio Capivari
Foto: Foto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa Vinhedo
Homem trabalha em nova adutora do Rio Capivari

A prefeitura de Vinhedo vai ampliar nos próximos dias a captação de água no Rio Capivari , aumentando a oferta de água para a população em 200 mil litros por hora, o equivalente a 56 litros por segundo. O objetivo é amenizar os problemas causados pela escassez hídrica que afeta o Estado de São Paulo, e consequentemente, a cidade de Vinhedo.

O aumento será possível graças a conclusão da nova adutora do Rio Capivari que vai ampliar de 400 para 600 mil litros por hora a captação no local; importante acréscimo para abastecimento das residências.

A adutora também dará suporte à operação da ETA 3, que embora tenha sido entregue em 2012, nunca chegou a funcionar por problemas técnicos.

Com o calor excessivo dos últimos meses e o inverno mais quente registrado na história, o município tem registrado um aumento no consumo de água de até 20%, impactando na reservação e tratamento de água em alguns bairros da cidade.



Além das obras, a Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) tem utilizado caminhões pipa para ampliar a oferta de água em locais afetados, como na região da Capela e Marambaia.

Com o prolongamento do calor e baixa unidade do ar, a orientação é economizar água, utilizar apenas para as tarefas essenciais do dia a dia e reforçar os cuidados com fogo para evitar incêndios, uma preocupação do Governo de São Paulo, já que o interior do Estado está com diversos focos.