Valinhos decreta situação de emergência  devido a incêndios

Ações de enfrentamento mobilizaram Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Forças Policiais e Guarda Ambiental

Incêndios em áreas de mata agravam problemas respiratórios
Foto: Agência Brasília
Incêndios em áreas de mata agravam problemas respiratórios

A Prefeitura de Valinhos , em parceria com o Corpo de Bombeiros , Defesa Civil , Guarda Municipal Ambiental , Polícia Militar e brigadas de incêndio de empresas locais, coordenadas pela Associação dos Empresários de Valinhos (AEVAL) decretou na quarta-feira, 4 de setembro, situação de emergência e instituiu a criação do Comitê Gestor de Prevenção e Combate a Incêndios no município devido ao agravamento das proporções do incêndio na Serra dos Cocais, iniciado no sábado, 31 de agosto e que consumiu hectares de extensão.

Segundo dados da Defesa Civil, a última chuva significativa em Valinhos ocorreu no dia 26 de maio, e até o momento não há previsão de novas chuvas. A onda de calor na cidade pode chegar a 39° nos próximos dias, entrando em estado de alerta. O tempo seco agravou a situação das queimadas e incêndios fazendo necessários cuidados e fiscalizações redobradas na cidade, além do apoio de todas as forças envolvidas no enfrentamento.


A Polícia Civil também instaurou um inquérito para investigar se o incêndio foi provocado por ação humana, o que configuraria crime ambiental. O Comandante do Corpo de Bombeiros, disse que outras áreas como a Mata da Tapera, Estação Ecológica da Reforma Agrária, Fazenda Remonta e Morro dos Macacos, estão sendo monitoradas via satélite.

Imagem mostra incêndio na Serra dos Cocais, em Valinhos.
Foto: Foto: Reprodução/ Prefeitura de Valinhos
Imagem mostra incêndio na Serra dos Cocais, em Valinhos.


Em caso de novos focos, equipes serão mobilizadas, e, se necessário, solicitado apoio de bombeiros das cidades vizinhas. Além dessas ações, já está em licitação a compra de uma bomba d’água e um caminhão para combate de incêndios.

A Secretaria da Saúde, que registrou um aumento nos atendimentos de casos respiratórios no município, emitiu um alerta à população para evitar a prática de esportes, caminhadas e exposição ao sol nos horários de maior onda de calor, além da importância da hidratação neste período crítico de seca.

Decreto

O decreto nº 12.266/24 declarou situação de emergência em Valinhos e instituiu o Comitê Gestor de Prevenção e Combate a Incêndios na cidade. Compete ao Comitê promover ações eficazes de prevenção e combate a incêndios, por meio da implementação de estratégias e práticas que reduzam riscos e danos; garantir a transparência das ações e decisões do Comitê, assegurando que as informações relevantes sejam claramente comunicadas à comunidade e desenvolver e manter uma rede integrada de monitoramento no município de Valinhos, com o objetivo de aprimorar a coordenação e a resposta a situações de emergência.

Brigadistas Voluntários

Na sexta-feira, 06 de setembro, às 9 horas, na Sede da Guarda Civil Municipal de Valinhos, acontecerá uma triagem realizada pelo Corpo de Bombeiros para os voluntários da ação de queimada na Serra dos Cocais.

Os voluntários que forem aprovados precisarão comparecer neste mesmo dia, no período da tarde, às 14h na Sede da GCM novamente para a realização do curso com o Corpo de Bombeiros.

Endereço: Rua João Bissoto Filho Valinhos nº 600- SP, 13274-465

Em Vinhedo, a Defesa Civil enviou um alerta para alto risco de incêndios em decorrência das condições climáticas extremas com temperaturas que podem atingir até 39°C e umidade relativa do ar abaixo dos 20%, com fortes rajadas de vento e sem previsão de chuvas.

Foto: Foto: Defesa Civil de Vinhedo
Defesa Civil de Vinhedo alerta para o outono/inverno mais quente dos últimos 30 anos


A cidade sofre com o outono/inverno mais quente dos últimos 30 anos, com temperaturas de até cinco graus mais elevadas que a média. Além do calor, a crise hídrica em Vinhedo também contribui para o cenário, sendo que o volume de chuvas está 34% menor neste ano. Em agosto 3.978 municípios estavam com algum nível de estiagem, e a previsão é que o número ultrapasse 4.500 neste mês. 

De acordo com o órgão não há previsão de chuva para até o dia 17 de setembro, e a recomendação é que as pessoas se hidratem bastante e que todos colaborem evitando queimadas.