Memorial de Arte Adélio Sarro é opção de cultura para moradores e turistas

Inaugurado em 2018, o Instituto, sem fins lucrativos, abriga as principais obras do artista

Memorial de Arte Adélio Sarro é opção de arte e cultura em Vinhedo
Foto: Pedro Lopes
Memorial de Arte Adélio Sarro é opção de arte e cultura em Vinhedo

Fundado em 26 de maio de 2018, o Memorial de Arte Adélio Sarro foi construído com recursos do próprio artista . É um Instituto sem fins lucrativos, que abriga as principais obras de seu acervo . Além de suas obras, o local conta com o “Espaço Múltiplo”, em que outros artistas também podem apresentar seus trabalhos ao público.

Área externa apresenta pinturas e esculturas do artista
Foto: Pedro Lopes
Área externa apresenta pinturas e esculturas do artista

Com 2 mil metros quadrados de construção, é dividido em duas áreas, interna e externa. Na parte interna 95 quadros e 25 esculturas podem ser admiradas pelos visitantes. Através de uma técnica mista, que utiliza diversos materiais como resina, papel, tecido, pó de mármore, entre outros, foi possível criar um campo visual tátil, adequado à visitação de deficientes visuais. O local também conta com um café e uma loja de souvenirs.

Foto: Pedro Lopes
Jardim na área externa apresenta diversas esculturas

Na área externa encontra-se a oficina de esculturas de Sarro e, em frente, há um jardim, decorado com painéis de mosaico e outras obras do artista.

Foto: Pedro Lopes
Pintura realizada com técnica que permite contato tátil para deficientes visuais









Vida e obra

Adélio Sarro é um artista brasileiro, autodidata, nascido em 1950, na cidade de  Andradina, interior de São Paulo. Filho de agricultores, imigrantes de origem italiana e portuguesa, se apaixonou pelas artes ainda menino. Em 1972 conheceu o “Museu Casa de Portinari” momento em que decidiu que seria pintor. Suas primeiras pinturas tiveram forte influência de Portinari, com cores monocromáticas e formas indefinidas, retratando o homem no campo. Em 1986 rompeu as barreiras da pintura e partiu para as esculturas.

Seu universo artístico é composto de personagens rurais com membros exagerados e feições expressivas, com um efeito suave, multicolorido e harmônico.

Foto: Pedro Lopes
Espaço Múltiplo permite exposição de outros artistas

Com uma carreira consolidada, realizou diversas exposições pelo mundo: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, China, Cingapura, Eslováquia, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Nicarágua, Noruega, Portugal, Rússia, Suíça. Como destaque está o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, onde esteve duas vezes e o Palácio das Nações, pertencente à ONU, em Genebra, na Suíça.


Seus trabalhos se dividem entre esculturas em concreto, pinturas e vitrais, sendo mais de 130 destes expostos em praças públicas no Brasil e no exterior. Entre suas principais obras estão os 15 painéis de 4 x 4 metros e quatro relevos de mais de sete metros de altura instalados na Basílica de São Pedro, em Aparecida.


Serviços


Horário de funcionamento:

de quarta a domingo das 10h às 12h e das 13h às 17h.

Endereço: Rua Ursa Maior, nº 210, Mirante das Estrelas

Telefone: (19) 3826-0993/ (19) 99690-6227