As homenagens à Sant´Ana , padroeira da cidade de Vinhedo , foram iniciadas no dia 20 de julho e foram encerradas no domingo, 28 de julho. Patrimônio Histórico e Cultural, o festejo faz parte do calendário oficial do município. Além das celebrações religiosas realizadas na Igreja Matriz, que comemora 110 anos em 2024, houve uma programação diversificada, e pelo segundo ano seguido o Parque Municipal Jayme Ferragut foi cedido pela prefeitura para a realização da atividade que contou com espaço gastronômico, música ao vivo, feira de artesanatos e brinquedos infláveis para as crianças. Um dos pontos altos foi o encontro de carros antigos que aconteceu no dia 21 com aproximadamente 400 carros expostos.
De acordo com Vanderlei Bergamasco, coordenador do festejo “o nosso objetivo foi atrair todo o tipo de público, do jovem à terceira idade. É uma festa familiar, gastronômica e musical. Semana passada tivemos o encontro de carros antigos, essa semana, pela primeira vez na festividade, tivemos um encontro de motos”, finaliza Vanderlei.
O padre Norberto Tortorelo Bonfim, responsável pela Igreja Matriz de Sant´Ana contou que “a nossa Paróquia está completando 110 anos em 2024, ela é mais antiga que o município, pois foi oficializada em 1914 e Vinhedo deixou de ser distrito de Jundiaí em 1949”. Quando questionado sobre a realização dos festejos, padre Norberto lembra que antes de ser realizada no Parque Municipal, as festividades em homenagem à padroeira eram no salão de festas da igreja, mas devido à participação das pessoas foi preciso um espaço maior.
“São cinco dias de festa, com um extenso cardápio gastronômico, foram três shows musicais por dia. Não é só uma festa religiosa, ela é multidisciplinar, até encontro de carros antigos e de motos nós tivemos”, celebra o padre.
Construção da Igreja e emancipação de Vinhedo
A primeira Igreja de Vinhedo foi construída no antigo distrito de Rocinha e dedicada à Sant'Ana, que viria a ser a padroeira da cidade. No ano de 1958 a antiga edificação foi substituída por uma nova construção. Foram dez anos de dedicação dos fiéis da cidade para erguer o novo templo.
No dia 24 de outubro de 1948, um plebiscito oficializou a emancipação de Rocinha e seu desligamento da administração de Jundiaí. Em 2 de Abril de 1949, tornou-se município, com a posse do primeiro prefeito e dos primeiros vereadores e recebeu o nome de Vinhedo.