“Tags inteligentes” proporcionam maior segurança no retorno às aulas

As escolas municipais se prepararam para receber os estudantes e retomar as atividades nesta segunda-feira (31)

As etiquetas inteligentes colocadas nas mochilas monitoram o trajeto, a entrada e a saída do aluno no transporte escolar
Foto: Arquivo/Prefeitura
As etiquetas inteligentes colocadas nas mochilas monitoram o trajeto, a entrada e a saída do aluno no transporte escolar

Os alunos das escolas municipais de Vinhedo, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) voltaram às aulas nessa segunda-feira (31). Durante o período de férias as unidades de ensino  passaram por melhorias e reformas, visando oferecer um ambiente mais agradável e propício ao aprendizado. As “Tags inteligentes” foram implantadas em seis escolas do município, reforçando a segurança e proporcionando mais tranquilidade aos pais das crianças.

As etiquetas inteligentes são colocadas nas mochilas dos alunos que utilizam o transporte escolar e possibilitam, por meio de um aplicativo, rastrear em tempo real o trajeto dos filhos até a escola.

“Essa é uma iniciativa inédita e importante para aumentar a segurança e o bem-estar dos alunos. Uma tecnologia que permite uma comunicação mais eficiente entre pais e escolas, fornecendo uma maneira rápida e fácil de rastrear e monitorar os alunos durante seus deslocamentos diários”, destaca a secretária da educação Rogéria Nicoletti.

Até o momento, fazem uso das TAGs os alunos das seguintes escolas:  Antônia do Canto, Claudio Gomes, Integração, Centro Educacional Infantil Pica Pau; localizadas na região Central, com tecnologia fornecida pela empresa de Transporte Cooperativa, e os alunos das unidades Abrahão Aun e Jair Mendes; localizadas na Região do Santa Claudina, atendidos pela empresa Nova Era. 
Além do percurso monitorado, um cartão com QR Code é validado na entrada e saída do transporte escolar. Informação que  também é repassada aos pais através do aplicativo que faz o monitoramento.

“Essas TAGs oferecem tranquilidade aos pais, que têm acesso imediato a informações sobre o paradeiro de seus filhos durante o percurso escolar, e a meta é que essa nova tecnologia chegue muito em breve em todas nossas escolas municipais”, comentou o prefeito Dr. Dario Pacheco.