Louveira reabilita pacientes da Saúde Mental para o mercado trabalho

Com acolhimento, a Casa Acalanto insere no mercado de trabalho, pessoas que passam por serviços de saúde mental e oferece oficinas para a geração de renda

A Casa Acalando oferece oficinas de artesanato e reabilita as pessoas para o mercado de trabalho
Foto: Arquivo/Prefeitura
A Casa Acalando oferece oficinas de artesanato e reabilita as pessoas para o mercado de trabalho

A Casa das Oficinas Acalanto, inaugurada recentemente em Louveira, vem reabilitando para o mercado de trabalho, pessoas atendidas pelos serviços de saúde mental oferecidos na cidade. O espaço conta com uma equipe de profissionais especialistas na área, como psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistente social, e integra o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira.

Segundo o Prefeito, Estanislau Steck, o objetivo é buscar parcerias com empresas que auxiliem a integração de pessoas capazes de atuar em diversos segmentos e inseri-las nos programas da prefeitura de Louveira, como no cuidado dos jardins das Escolas Municipais ou na confecção das "Taba Ecobags". 

Foto: Arquivo/Prefeitura
As sacolas recicláveis fazem parte do 'Projeto Tabarana' e a populaçao pode trocar produtos solicitados pelo Fundo Social pelas peças

As sacolas recicláveis fazem parte do Projeto Tabarana, que promove uma série de ações e investimentos na cidade, sobretudo ambiental, visando o retorno do peixe Tabarana ao Rio Capivari. A população pode trocar um litro de leite ou outro produto solicitado pelo Fundo Social, por essas peças. 

O nome Acalanto significa acolhimento, e é isso que as pessoas encontram neste novo espaço, que funciona na antiga casinha de madeira localizada na Área de Lazer do Trabalhador.Além de proporcionar os meios para o mercado de trabalho, são realizadas oficinas no local que ensinam a confeccionar produtos artesanais, como cappuccino, amanteigados, peças de mosaico, crochê e bijuteria, podendo gerar fontes de renda para as pessoas atendidas. Além de promover capacitações profissionais, as oficinas avaliam, indicam e acompanham os usuários ao mercado de trabalho formal, seja por vagas PCD ou não.

Para a secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua, a participação dessas pessoas no mercado de trabalho vai além da questão financeira. Isso também traz o sentimento de pertencer à sociedade, ser capaz, produtivo e reconhecido pelo trabalho realizado.

Serviço: 
CAPS
Horário:
Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Local: Rua Capitão Álvaro Pereira, 44, Vila Bossi

Casa das Oficinas Acalanto
Horário:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
Local: Área de Lazer do Trabalhador - Parque dos Estados
Informações: tel. (19) 99766-9943 (WhatsApp)