Projeto incentiva a percepção sonora das crianças de Vinhedo

O EducaSom é oferecido para a Educação Infantil da rede Municipal e futuramente será estendido ao ensino fundamental e também à educação de jovens e adultos

Crianças da Educação Infantil são estimuladas em despertar interesse pelos instrumentos musicais e seus sons
Foto: Arquivo/Prefeitura
Crianças da Educação Infantil são estimuladas em despertar interesse pelos instrumentos musicais e seus sons

As unidades de educação infantil de Vinhedo, com o objetivo de incentivar a percepção sonora das crianças através do silêncio e da escuta, participam de um projeto inovador. "O projeto EducaSom  traz a ampliação de repertório, a oportunidade das crianças conhecerem diferentes tipos de sons, entre eles, os da natureza, dos objetos, dos meios de transporte, do corpo humano, dos animais e dos instrumentos musicais. Essa ação contribui com a percepção e exploração do mundo sonoro e, nesse contexto, percebe-se o quanto os pequenos estão encantados com a vivência proporcionada", destaca o prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco. 

Foto:



Para a secretária de Educação, Rogéria Nicoletti, o projeto tem uma importância muito grande para as crianças, pois estimula a curiosidade, o interesse deles pelos instrumentos musicais e os sons que eles reproduzem. "Com a atividade, os alunos buscam o conhecimento sobre os instrumentos sonoros e manifestam nas mais diferentes expressões, numa encantadora mistura de sentimentos e emoções", explica. 


A proposta atende todos os Centros Educacionais Infantis de Vinhedo com as turmas da fase I e II, e se estenderá, futuramente, também para o Ensino Fundamental I e II e EJA (Educação de jovens e adultos).