DNA da população Vinhedense  contribuirá com a ciência

Pesquisa do Projeto gen-t do Brasil tem como objetivo a prevenção de doenças e criação de novos medicamentos

Laboratório coleta amostras de sangue para exames
Foto: Foto Akram Huseyn/Unsplash
Laboratório coleta amostras de sangue para exames

O Projeto gen-t do Brasil existe desde 2021, nasceu a partir do encontro entre cientistas e investidores empenhados em incluir o povo brasileiro na era da Medicina de Precisão.Tem como objetivo criar o maior e mais diverso banco genético da América Latina.

A etnia do povo brasileiro é a mais diversificada do mundo, por isso, mapear o nosso DNA contribuirá para o avanço da ciência e o desenvolvimento de uma medicina mais precisa, além da criação de novos medicamentos.

Participando dessa pesquisa o cidadão vinhedence e os demais brasileiros  estarão beneficiando sua própria saúde e a das próximas gerações.

É muito simples participar, para os moradores de Vinhedo basta agendar o exame de sangue pelo site, na unidade de saúde CEPROVI , Av, Independência, 5407, Jardim Alba, Vinhedo. Comparecer na data e horário agendados, onde deverá responder um questionário e será feita uma avaliação geral da sua saúde. O resultado será enviado para o e-mail cadastrado sem nenhum custo. Esse exame também deverá ser feito anualmente, nos próximos cinco anos. Dessa forma, o cidadão contribui  com a criação do banco genético, que será de grande importância para a ciência.

Coletando toda informação hereditária de um organismo e fazendo o mapeamento de seu DNA , será possível descobrir quem tem predisposição para desenvolver determinadas doenças como diabetes, hipertensão, asma,  Alzheimer e, a partir daí, desenvolver uma medicina mais precisa, com tratamentos mais eficazes e preventivos, com medicamentos  específicos para cada caso. Será possível entender como os fatores genéticos impactam a saúde da nossa população.